Nossos Serviços

Para crescer e inovar no mercado, é essencial conhecer bem quem é o seu público-alvo, onde ele está, seus hábitos de consumo e como se relaciona com seu produto ou serviço.

É exatamente aqui que a Eurekah se destaca. Somos uma empresa parceira, especialista em pesquisa de mercado e coleta de dados, com foco em recrutamento e aplicação de diferentes métodos de investigação.

Através de abordagens variadas, conseguimos alcançar potenciais clientes e captar seus pontos de vista com assertividade. Nosso objetivo principal é atingir com precisão o público definido pelo cliente, entregando insights confiáveis e direcionados.

Pesquisa Qualitativa

A pesquisa qualitativa busca entender mais do que números. Ela explora imagens, vídeos, entrevistas, conversas e áudios para interpretar emoções, percepções e comportamentos.

Combinamos diferentes técnicas qualitativas para captar respostas mais profundas e relevantes. Além disso, ela pode complementar a pesquisa quantitativa, oferecendo uma visão mais completa do cenário analisado.

Nosso foco é compreender como o consumidor enxerga e interage com produtos ou serviços, ajudando empresas a tomar decisões mais embasadas.

O Immerse é um método qualitativo cada vez mais presente no mercado. Ele possui a mesma característica da discussão presencial, porém apresenta algumas particularidades, como o perfil de consumidor e a quantidade de pessoas envolvidas. Nesse método, reunimos 100 pessoas em uma sala online (chat), e a moderadora vai interagindo com todos. Assim, adquirimos e registramos dados qualitativos para o cliente.

No método de pesquisa qualitativo Focus Group, é possível verificar quais são as reações do cliente alvo em relação a um determinado produto ou serviço. A pesquisa é realizada com um grupo — normalmente de 8 a 12 pessoas ou no formato Tríade, com 3 pessoas — escolhido de acordo com o produto ou serviço. Em seguida, elas se reúnem e começam a debater sobre algum tema proposto pelo moderador. A conversa é livre e, para isso, usa-se técnicas e abordagens variadas, de modo que os respondentes se sintam à vontade para falar suas opiniões sobre o tema abordado.

As entrevistas em profundidade também fazem parte dos métodos de pesquisa qualitativa. Nesse formato, são realizadas entrevistas individuais, com um aprofundamento maior nas questões abordadas. Ou seja, busca-se entender mais a fundo os hábitos, percepções e experiências do cliente em relação a um determinado produto ou serviço. Para isso, utiliza-se um roteiro de assuntos, por meio do qual o entrevistador conduz o consumidor a refletir e comentar sobre cada tema. Dessa forma, é possível obter insights mais ricos e detalhados.

A inovadora pesquisa qualitativa exploratória permite criar ambientes colaborativos para pesquisas quali e quanti. Por meio de um espaço similar ao de uma rede social, reúne pessoas com interesses em comum sobre um produto ou serviço. Nesse ambiente, o público-alvo pode discutir, de forma informal, suas experiências em uma estrutura de bate-papo. Assim, facilita o compartilhamento de insights valiosos.

A metodologia do workshop permite aproximar, conectar e interagir com os consumidores, fazendo com que usuários ativos e comprometidos participem da pesquisa. Além disso, reúne pessoas de diferentes regiões, gêneros, idades, entre outras características, que tenham um alto engajamento. Dessa forma, elas participarão com interações participativas profundas, ajudando na tomada de decisões.

Um dos principais pontos das pesquisas etnográficas é entender e descrever os sinais sociais e culturais dos grupos em que os consumidores estão inseridos. Nessa metodologia de pesquisa qualitativa, o principal objetivo é compreender profundamente a cultura de comunidades e grupos sociais. Além disso, por meio da coleta de dados e informações durante a pesquisa, serão traçadas as características etnográficas de um grupo específico.

Conhecer de forma aprofundada a jornada do consumidor é essencial para ter sucesso em qualquer estratégia. Dessa forma, a metodologia de pesquisa de jornada de compra leva ao entendimento profundo do comportamento do consumidor e traça, de forma detalhada, como o cliente se relaciona com a sua empresa, produto ou serviço. Com essa pesquisa qualitativa, você consegue obter as informações necessárias para direcionar, de maneira assertiva, os esforços de comunicação, posicionamento ou estratégia do seu negócio, atingindo assim um público-alvo qualificado.

Com essa pesquisa qualitativa, você consegue as informações necessárias para direcionar de maneira assertiva os esforços de comunicação, posicionamento ou estratégia do seu negócio, atingindo assim um público-alvo qualificado.

É comum a pesquisa qualitativa utilizar técnicas com origem nas ciências humanas para analisar as necessidades mais subjetivas dos consumidores, desde como pensam até sua percepção de forma verbal e não verbal. Além disso, a semiótica é uma teoria que envolve os significados e a construção de sentido em uma linguagem, texto ou imagem. Por meio dessa metodologia de pesquisa qualitativa, é possível entender o quanto o fator cultural, empregado consciente e inconscientemente, influencia no comportamento do consumidor.

Neurociência do Consumidor: União entre Ciência e Marketing

O método da neurociência do consumidor trata da união de técnicas entre a ciência e o marketing, com o objetivo de entender a fundo o comportamento do consumidor por meio dos processos cerebrais e atividades neurobiológicas.

Vantagens da Metodologia

Além disso, uma das principais vantagens dessa metodologia é que as informações obtidas são mais aprofundadas e certeiras. Por isso, esse tipo de pesquisa qualitativa é uma das chaves para alcançar o maior entendimento sobre o consumo, impulsos, desejos, motivações e fatores que colaboram na tomada de decisão.

O método de monitoramento passivo é utilizado para coletar principalmente informações objetivas sobre fatos, e não sentimentos. Por meio de um software de monitoramento instalável em aparelhos digitais, como celular, tablet ou computador (com consentimento dos consumidores), é possível coletar, de forma passiva, os dados de clickstream. Assim, obtém-se um panorama real e detalhado do comportamento do usuário.

Dessa forma, ao invés de realizar perguntas, é possível analisar em dados as informações como sites visitados, palavras-chave, pesquisas e aplicativos usados em cada dispositivo, sem depender ou serem alterados pelo consumidor.

Entendimento Contextual do Comportamento do Consumidor

Se você busca um entendimento contextual do comportamento do consumidor ao longo de um determinado tempo, pode ser difícil criar cenários adequados em um ambiente de pesquisa para esses tipos de dados.

O Método do Diário do Usuário

Por isso, o Diário do usuário é um método de pesquisa qualitativa utilizado para coletar dados comportamentais, experiências e atividades durante um período pré-estabelecido. Dessa forma, o participante registra diariamente suas experiências e informações específicas conforme vão acontecendo, em tempo real.

Aplicações do Diário do Usuário

Assim, esse tipo de ferramenta é ideal para pesquisas que precisam coletar informações sobre os hábitos do consumidor, cenários de uso, atitudes e motivações, mudanças de comportamento e a jornada do cliente, mesmo fora do contexto do estudo.

Pesquisa Quantitativa

A pesquisa quantitativa é centrada na coleta e análise de dados numéricos. Ela mede comportamentos, tendências e padrões com base em amostras estatísticas.

Por ser estruturada e objetiva, permite identificar resultados com mais precisão. E quando combinada com a pesquisa qualitativa, forma um conjunto poderoso para embasar decisões estratégicas.

A CATI é uma pesquisa quantitativa conduzida por telefone. Além disso, essa é uma das estratégias mais utilizadas para a coleta de dados quantitativos, pois permite a comunicação interpessoal de forma prática. Nesse sentido, o entrevistado responde às questões via telefone e, por não haver o encontro face-to-face, ele tende a se sentir mais confortável em compartilhar as informações. Dessa forma, a CATI consegue obter dados confiáveis com maior facilidade.

O foco desse método quantitativo é proporcionar conforto aos entrevistados, além disso, possibilita a segmentação do público. Isso é importante porque o produto pode ter seu público-alvo espalhado por diversas cidades do Brasil. Por esse motivo, essa pesquisa quantitativa permite que consigamos encontrar todas essas pessoas e coletar as informações por meio de questionário web. Assim, conseguimos abranger ainda mais os dados e garantir uma análise mais completa.

A pesquisa Face to Face é amplamente utilizada em diversos estudos quantitativos, pois é uma técnica que aplica um questionário semiestruturado ou estruturado. Como o próprio nome indica, trata-se de uma entrevista realizada cara a cara, junto ao entrevistado. Além disso, dependendo do objetivo da pesquisa, esse método quali pode ser realizado em um local específico, com o propósito de ouvir e captar informações de um número pré-definido de pessoas, conforme o cálculo e a distribuição amostral. Dessa forma, garante-se que os dados coletados sejam representativos para a análise.

A metodologia de pesquisa quantitativa CAWI se baseia em uma entrevista realizada via web. Basicamente, essa técnica utiliza um questionário online, no qual o respondente preenche o formulário por meio de e-mail ou website. Assim, o processo torna-se mais ágil e acessível para o público-alvo.

A pesquisa quantitativa Mobile Research é indicada para entender a satisfação do cliente, hábitos e atitudes, testes de conceito, comunicação e shopper research. Além disso, ela traz algumas vantagens importantes, como:

  • Acessibilidade, por se tratar de uma pesquisa online, é possível ter acesso ao consumidor em qualquer hora e lugar;
  • Possibilidade de medir experiências in loco ou geolocalização;
  • Alta performance, por ter uma rapidez no levantamento e coleta de dados.

O termo AD-HOC é uma expressão de origem latina, e sua tradução significa “para esta finalidade”. Por isso, o método AD-HOC consiste em uma pesquisa quantitativa personalizada, criada para entender as necessidades de um público-alvo específico. Além disso, são pesquisas mais complexas e especialmente adequadas para tratar de uma dor pontual do cliente. Dessa forma, por meio dessa metodologia, é possível gerar insights valiosos para a resolução de problemas específicos relacionados a uma marca, produto ou serviço.

A clínica automotiva é um estudo que utiliza a metodologia de Recrutamento, Seleção e Gestão de Participantes, cujo foco principal é o recrutamento qualitativo e quantitativo de consumidores e futuros clientes. Nesse contexto, é aplicado um questionário para a avaliação de modelos específicos de carros. Assim, a pesquisa consegue coletar dados relevantes para entender as preferências e opiniões do público-alvo.

Infraestrutura: Central Location

Para garantir excelência na pesquisa de mercado e coleta de dados, a Eurekah conta com um espaço exclusivo no centro de São Paulo (República), com fácil acesso e ótima localização.

Nosso ambiente é ideal para estudos qualitativos, quantitativos, testes de produto e entrevistas presenciais. As salas são equipadas com:

  • Telefones e computadores modernos

  • Wi-Fi estável e ar-condicionado

  • Cozinha com micro-ondas e geladeira

  • Mesas amplas e cadeiras ergonômicas

Além da estrutura física, oferecemos suporte completo durante as sessões. Um espaço bem preparado favorece a participação dos entrevistados e eleva a qualidade dos dados coletados — fator essencial para gerar insights relevantes e seguros para seu projeto.

Tradução e Transcrição para Pesquisas

A globalização aumenta a necessidade de precisão em conteúdos multilíngues. Por isso, oferecemos tradução e transcrição profissional para dar suporte a projetos de pesquisa de mercado e coleta de dados em qualquer idioma.

Assim, conseguimos regionalizar ou internacionalizar projetos com qualidade técnica e agilidade.

Tradução de pesquisas e textos
Equipe especializada e capacitada
Transcrição de áudios
Idiomas: Espanhol, Português e Inglês

Nossos serviços são prestados em diversos segmentos, divididos em três categorias:

Consumo
Healthcare
Agro